sábado, 29 de janeiro de 2011

Violoncelo: O Rei dos Instrumentos














O violoncelo é o melhor instrumento do mundo!

Sou suspeita, pois é o instrumento que eu toco, mas, na verdade, penso que mesmo que não o tocasse, fosse o melhor instrumento para mim.


Tenho várias razões para gostar dele: é diferente... Não é tão pequeno como o violino nem tão grande como o contrabaixo, mas tem o tamanho ideal ( para mim, é claro) e uma elegância que poucas pessoas conseguem ter.
Tem um som muito parecido com a voz humana, mas mais cheio e completo, mais calmo de certa forma. É confortável... Temos a obrigação de ficar sentados quando o tocamos, o que é realmente um privilégio reconfortante. Enfim, é fantástico, maravilhoso e serve também como arma de guerra, devido ao espigão afiado que tem no fundo. Nós, os violoncelistas, temos uma sorte do catano em termos tal protecção contra os ladrões e criminosos mais perigosos. Temos sempre o nosso violoncelo à disposição. Para além do mais, é também muito útil para fazermos chantagem com quem não nos deixa copiar o trabalho de casa.

Não é admirável? Não é simplesmente deslumbrante? Não vale a pena contestarem, não mudarei de opinião, espero apenas que mudem a vossa e se ajoelhem perante o rei dos instrumentos. Obrigada pela vossa atenção. Juro solenemente que não vos vou espicaçar com o espigão.




P.S. Esta é a Jacqueline Du Pré com o tema Song without words, de Mendelssohn.

1 comentário:

  1. Assim como o ar entra por nossas narinas e enche o pulmão, abastece o corpo, assim é o som do violoncelo que entra pelos ouvidos, enche o coração e conforta a alma.

    ResponderEliminar