sexta-feira, 12 de julho de 2013

As minhas filosofias baratas I

    É tão estranho sentir que sou eu, que sou alguma coisa! Sentir-me... existo e sei que existo e sei o que sou e o que faço e tenho consciência de tudo. E é estranho porque podia não ter. Porque podia não ser quem sou ou sequer o que sou. Porque é que eu sou eu e aquele pássaro é aquele pássaro? Porque é que não sou eu o pássaro e ele eu? E se eu fosse um objeto inanimado, uma cadeira, uma casa? Sentir-me-ia? Saberia eu que existia e que tinha coisas à minha volta e pessoas a andar, a falar e a passar sem se preocupar, sem saber que eu me sentia e as sentia e sabia? Provavelmente não. Provavelmente seria só uma casa... sem saber que o era, sem sequer saber que era alguma coisa, que era. Seria, sim, seria qualquer coisa. E existiria para sempre, mesmo que a casa se degradasse e os átomos se infiltrassem no ar, na água, num qualquer corpo de qualquer ser humano... E ainda assim nunca me sentiria. Existiria só, faria parte de um todo que depois deixaria de ser todo e passaria a ser um bocado de cada coisa, de qualquer coisa. Mas a casa seria sempre parte do meu eu separado e o meu eu seria para sempre uma casa, uma pequena casa. Nunca saberia disso, nem saberia o que tinha à minha volta, o que tinha em mim e para que servia uma casa e quem eram as pessoas que passavam por mim conscientes de si, que se sentiam, existiam e sabiam que existiam e não pensavam na pequena casa que era casa sem saber que o era. E passariam sem se preocupar.
   Não seria triste por não se preocuparem, nem feliz, nem nada. Seria uma casa, uma simples casa, nada mais.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "Um Post Uma Música"

    http://www.youtube.com/watch?v=c7goifK_2qY

    "Our House" by Crosby, Stills, Nash & Young

    I'll light the fire
    You put the flowers in the vase
    That you bought today

    Staring at the fire
    For hours and hours
    While I listen to you
    Play your love songs
    All night long for me
    Only for me

    Come to me now
    And rest your head for just five minutes
    Everything is good
    Such a cosy room
    The windows are illuminated
    By the sunshine through them
    Fiery gems for you
    Only for you

    Our house is a very, very fine house
    With two cats in the yard
    Life used to be so hard
    Now everything is easy
    'Cause of you
    And our la,la,la, la,la, la, la, la, la, la, la.....

    Our house is a very, very fine house
    With two cats in the yard
    Life used to be so hard
    Now everything is easy
    'Cause of you
    And Our

    I'll light the fire
    And you place the flowers in the jar
    That you bought today

    ResponderEliminar